top of page

CIAPA 2018


No dia 16 de dezembro aconteceu o CIAPA 2018 - Congresso Internacional de Atenção ao Pé do Atleta, evento importante para o esporte no Brasil e no mundo.

Especialistas como médicos, fisioterapeutas e podólogos palestraram, discutindo temas importantes para a saúde e melhoria de rendimento dos atletas de alta performance, assim como os cuidados básicos para os atletas amadores, que praticam esporte para melhorar a saúde e qualidade de vida.

O encontro aconteceu no Estádio Nilton Santos - Engenhão, onde atletas internacionais de alta performance, como Usain Bolt que bateu recordes no atletismo durante as Olimpíadas Rio 2016, local que atualmente é a casa do Botafogo Futebol e Regatas, clube que foi o primeiro a ter um Podólogo membro do departamento médico, cuidando dos atletas profissionais do futebol, que foi um dos idealizadores do evento, Bruno Gallart, ex aluno do IBRAP.

O CIAPA foi patrocinado pelo Spé, o Spa do Pé, que é uma das principais franquias de atendimento podológico no Brasil, com 29 anos e mais de 30 unidades espalhadas pelo país. O Franqueador da rede, Luiz Pedreira, participou da abertura do evento, lembrando ser a podologia uma ciência importante para manter a prevenção de doenças mais severas, principalmente para os diabéticos.

Os palestrantes do evento se revezaram no palco com a seguinte programação:

Palestra: Biomecânica e Tendinopatia no esportivo

GIUSEPPE D'AGOSTINO (Diretamente da Itália)

Especialista em Biomecânica e Podologia Esportiva

Palestra: A importância da equipe Multidisciplinar no Esporte

Professor Ezequiel Rocha (SP) - Podólogo do Sport Club Corinthians Paulista desde 1998, Fisiopodologista na Equipe de Medicina Esportiva da Clínica Drº. Joaquim Grava e Delegado Brasileiro na Confederação Latinoamericana de Podologia

Palestra e mesa redonda: A importância do Esporte como Prevenção da Diabetes

Dr. Izidoro Flumignan - Médico especialista em diabetes e obesidade

Professor da PUC-Rio, diretor proprietário da Instituto Flumignano de Medicina e

Presidente da ACD - Associação Carioca dos Diabéticos

Dr. Adilson Mariz - Médico especialista em cirurgia vascular pela UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro com especialização em Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular.

Palestra: Termometria na Avaliação de Podologia no Esporte

Prof. Armando Bega (SP) - Podólogo e enfermeiro, mestre em educação física, Fundador do ICP - Instituto Científico de Podologia, e Vice presidente da Associação Ibero Americana de Podologia.

Palestra: Fisioterapia nas Entorses de Tornozelo -

Fabio Azevedo - Fisioterapeuta do Botafogo e Seleção Brasileira na categoria de base.

Palestra: A análise Biomecânica da Corrida

Victor dos Santos (Caft) - Especialista em Treinamento Desportivo pelas universidades Gama Filho e Havana – CUBA. Diretor do CAFT Centro de Avaliação Física

Palestra: Medicina Laboratorial Esportiva: Infecções Fúngicas Podais em Atletas

Dr. Paulo Murillo Neufeld - Doutor em Vigilância Sanitária e Professor de Micologia Médica na empresa Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Mesa redonda - Podologia e Futebol

Ezequiel Rocha (SP)

Bruno Gallart - Podólogo formado pelo IBRAP, membro da comissão técnica do clube Botafogo F.R a 12 anos, proprietário da empresa GALLART PODOLOGIA ESPORTIVA

Gustavo Campos – Médico especializado esporte e cardiologia .Coordenador do Departamento Médico do Al Whada (Emirados Árabes), Botafogo FR e Guangzhou (China). Coordenador de ações médicas do Comitê Olímpico Brasileiro de 2010, participando como coordenador técnico dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Consultor do Comitê Rio 2016 nas áreas de medicina do esporte e de emergência e atual coordenador do departamento médico do esporte olímpico do Fluminense FC

Marcelo Velame - Capitão de Infantaria Marcelo Velame Fernandes Brasil. Instrutor de Futebol da Escola de Educação Física do Exército - EsEFEx. Membro da Comissão Técnica da Seleção de Futebol das Forças Armadas.

O evento ainda teve a participação especial do Jordi, goleiro do Vasco da Gama, que falou sobre sua experiência como atleta de alto rendimento com o acompanhamento da podologia, na sua carreira de jogador de futebol.

Muitas empresas apoiaram o evento, e algumas participaram como expositores:

Expositores:

Podal Nano;

Ortho Pauher;

JP Móveis de Pallets

DMC Equipamentos;

Center Freitas

Feet Solution

Bios Equipamentos Médicos

Ennia Handel

Pro Unha

RHR Cosméticos

Henrique Rocha - Livraria

Dra. Cherie - Jalecos

APOIO:

BodyAction

FTM Turismo

HMulti

Beltec Micromotores

Yellow Cosméticos

O evento foi apresentado pelo podólogo e empresário Jonas Campos, que é o diretor executivo do IBRAP - Instituto Brasileiro de Podologia, empresa participante da organização do evento.

O IBRAP oferece cursos de formação profissional de técnico em podologia, é o pioneiro no Rio de Janeiro, e tem mais de 3 mil alunos formados. Além da formação básica, também realiza cursos de especialização, capacitação e desenvolvimento na área de podologia.

Acesse: www.cursoibrap.com/cursosextras e conheça os cursos disponíveis.

O CIAPA foi notícia na Band! O Programa Donos da Bola fez a cobertura do evento, confira abaixo!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
WPP.png
bottom of page